4 razões para transformar seu post em uma lista

Você já deve ter visto por aí: diversos artigos e posts internet afora se apresentam em formato de lista, criando uma impensável conexão entre humanas e números para tentar despontar nesse oceano revoltoso de resultados que é o Google.

A má utilização disso eventualmente escoa em clickbaits tipo “5 coisas que você não sabia sobre Titanic” e que eram coisas que até quem não viu o filme sabia, é verdade (spoiler: ele afunda). Mas muitas vezes oferece vantagens ao seu artigo. Por exemplo:

1. Atenção, a moeda mais preciosa da internet

atenção

Considero errado o termo “navegar pela internet”. Navegar sugere algo cadenciado, relaxante, tranquilo, e a rede mundial de computadores na verdade é uma rotatória na hora do rush onde os times para os quais todos os motoristas torcem acabaram de perder.

Ninguém passeia pelo mundo online olhando a paisagem pela janela, e atenção é algo muito difícil de atrair e manter. Ao colocar um número no título e situar o post como uma lista, você já informa ao leitor a quantidade de conteúdo que ele vai encontrar – e passa a ideia de que será uma leitura rápida, o que ajuda a atrair o clique.

2. Escaneabilidade: sempre uma boa pedida

escaneabilidade

Isso pode soar como uma grande surpresa, mas as pessoas hoje em dia têm pouco tempo para investir em qualquer coisa que seja. Por isso, é comum, ao acessarem um post, darem uma escaneada pelo texto até encontrarem o que realmente buscam.

Ao optar por um formato de lista, você coloca uma lupa metafórica à frente do seu leitor, que consegue encontrar o tópico desejado com mais facilidade – por exemplo, em um artigo com um passo a passo de como formatar o computador, ele pode pular as etapas que já conhece e ir direto ao ponto que o interessa. Escaneabilidade facilita na construção de um postagens que melhoram a experiência de leitura. E sabe por quê?

3. Porque intertítulos facilitam a vida

intertitulos

Isso mesmo, intertítulos. Em vez de fazer um texto corrido maior do que o número de pessoas envolvidas na Lava Jato, você utiliza intertítulos para dividir assuntos, separar ideias e pensamentos. Além da diagramação ficar mais atraente, o leitor pode bater o olho e achar em negrito aquele tópico que realmente atraiu ele para o post.

4. E não se esqueça das heading tags

heading tags

A organização do código da sua página é importante para SEO, e a utilização de heading tags (recursos de HTML que destacam o título e subtítulos do conteúdo) facilita a vida dos robôs dos sistemas de busca na hora de indexar a página.

Pois listas estão para heading tags assim como o YouTube está para vídeos ou o Grêmio está para sofrer gols de bola aérea. Ajudam a organizar o conteúdo não só para o leitor, mas também para os sistemas de buscas, graças ao poder dos intertítulos.

 

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *