5 invenções simples que estão mudando o mundo

Quando alguém fala de inovação, logo pensamos em aparelhos exuberantemente tecnológicos, com design arrojado, funcionalidades que aproveitam geolocalização, satélites, leitor de digitais, realidade virtual e coisas do gênero. Mas, muitas vezes, soluções pequenas e não tão high-tech acabam fazendo a diferença. Por exemplo:

1 – O “Pinguim”

penguin

De acordo com a UNICEF, 17.000 crianças com menos de 5 anos morrem ao redor do mundo diariamente – e, com frequência, a causa envolve doenças ou circunstâncias que poderiam ser evitadas (principalmente na África). Por isso, em alguns países estão usando o que chamam de “pinguim”: um dispositivo de plástico em formato de pinguim que, através de sucção, pode remover qualquer coisa que esteja obstruindo as vias respiratórias de crianças recém-nascidas.

2 – Q Drum

q drum

Em muitas regiões do planeta, o acesso à água potável é extremamente difícil e as pessoas precisam caminhar longas distâncias carregando recipientes cheios de líquido. O Q Drum quer facilitar um pouco esse processo: desenvolvida para rolar conforme é puxado por uma corda, a invenção tira o peso (literalmente) da cabeça das pessoas e disponibiliza uma forma muito mais fácil de realizar esse transporte – além de permitir armazenar até 50 litros, contra os 15 da maioria dos outros recipientes.

3 – Gravity Light

gravity light

Mais de 18% da população não tem acesso à energia elétrica, de acordo com a International Energy Agency, e depende da querosene para iluminação. O Gravity Light é uma alternativa mais segura, oferecendo luz através da energia gerada pelo peso de um pequeno saco de pedras, areias ou terra. Ainda está em fase de testes, mas a expectativa é que seja lançado ainda esse ano.

4 – Ace 1

ace 1

Problemas de saúde associados com a inalação de monóxido de carbono ou outros poluentes resultantes de fogões que queimam madeira, biomassa ou carvão. O Ace 1 é um fogão compacto, leve e prático não emite fumaça; uma bateria solar carrega um ventilador que sopra ar pelo fogão, deixando ele quente a ponto de transformar biomassa em gás. Assim, utiliza 70% menos de combustível, é mais barato, mais móvel e diminui a emissão de CO2 na atmosfera.

5 – Soccket

soccket

Ok, o Soccket é uma invenção que poderia entrar na lista das “high-tech”. Mas sua utilização não poderia ser mais simples: é uma bola que transforma a energia cinética das brincadeiras em energia elétrica suficiente para alimentar três lâmpadas LED, proporcionando luz e energia para quem precisa.

Fonte: Mashable

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *