Rio+20 – futuro para o planeta ou papo furado?

Enquanto os hotéis do Rio de Janeiro aumentam em até 1.000% a diária dos hotéis no período do megaevento Rio+20, fazendo com que parlamentares e delegações de governos europeus decidam reduzir em até 30% suas equipes participantes (e envergonhando nós, brasileiros), questionamos o que realmente pode ser definido e melhorado nesse encontro.

 

Ao que tudo indica, o engajamento será bem limitado. Não há envolvimento de lideranças importantes da Economia Mundial, o que prova que será novamente um esforço de pessoas bem intencionadas e preocupadas com a ecologia para mostrar os problemas que estamos e iremos enfrentar em breve, se nada for feito. Só que isso já é do conhecimento de todos, precisamos, com urgência, iniciar o estudo das soluções para o mesmo. E, para isso, é necessário injetar recursos financeiros dos países ricos (é onde mora o problema).

Se nas praças e parques de todo o mundo, temos milhares de jovens protestando, lutando para uma melhora e um investimento significante, afinal, serão eles (nós) os herdeiros desse mundo, por outro lado temos interesses de países poderosos que vão totalmente de encontro a isso tudo, impedindo uma solução rápida e eficaz. Além disso, os governantes querem resolver os problemas imediatos, como a eleição nos EUA ou a crise Europeia, em vez de pensar no futuro (que eles talvez nem participem).

Documento assinado por ex-ministros brasileiros e especialistas da área é claro quando diz que: “Frente aos desafios e urgência da agenda ambiental, há um elevado risco de que a Rio+20 seja não apenas irrelevante, mas configure um retrocesso”. Principalmente, porque as questões ambientais estão ficando de lado para abrir espaço a questões sociais, que não é o foco do encontro. “Nós não avançamos vinte anos para ver o Brasil voltar e querer discutir desenvolvimento sem meio ambiente”, disse Marina Silva.

Pelo menos enquanto ficamos na esperança de que conversas sejam feitas para firmar, pelo menos, acordos futuros, não podemos nos acomodar. Todos precisam colocar a mão na massa, fazer a sua parte para um planeta digno.

Esse despertar da consciência é urgente.

O que você faz para um futuro ecologicamente correto?

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/ – BLOG DO PLANETA

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *