7 dicas da CIA para uma viagem tranquila

“Viagem de aventura” é uma expressão que ganha novo significado quando os lugares visitados são a Síria, Iraque, Afeganistão e outros países onde debates políticos costumam ser resolvidos a tiros. Como o passaporte da CIA tem carimbo de todos esses lugares, dá para confiar nas dicas de segurança de um ex-operativo da agência. Afinal, se funcionaram por lá, vai ser mais do que suficiente para uma viagem tranquila outros lugares.

1 – Seja pró-ativo, não reativo

Passaporte

Faça cópias do passaporte, cartões de crédito, itinerário da viagem e deixe com um amigo (além de carregar uma cópia com você). Salve informações pertinentes na nuvem (e-mail, Dropbox, Evernote) para poder acessar de qualquer local se necessário. IMPORTANTE: não esqueça a senha dessas contas para poder acessar as informações de qualquer local se necessário. É sério. Senhas, assim como tampas de caneta, têm uma facilidade incrível para sumirem.

2 – Use um adesivo de “Frágil”

Fragil

Bagagens que possuem um adesivo escrito “frágil” são tratadas com mais carinho e amor do que as outras. Além disso, as empresas costumam colocar elas no topo da pilha, o que significa que são as primeiras a ir para a esteira de bagagens, o que significa que você pode pegar sua mala mais rápido e sair na frente naquela roleta-russa chamada “Disputa por Táxis”.

3 – Esconda uma parte do dinheiro

Dinheiro

Utilize algum recipiente comum e insuspeito (como um daqueles tubinhos de hidratante labial) para manter uma parte do seu dinheiro à mão e sem chamar a atenção. Não resolve todos os problemas, mas adiciona uma camada de proteção àquela quantia de notas. Em último caso, lembre-se que a) o cheiro do dinheiro não influencia no seu valor e b) meias.

4 – Chaves? Sempre à mão

chaves

Se você estiver se aproximando do carro que alugou ou algo do tipo, já fique com as chaves na mão. Dessa forma, caso você seja abordado por alguém com intenções vis ou enxergar um conhecido com quem realmente não quer falar, pode entrar no carro (ou sair) e dar a partida com mais rapidez.

5 – Dirija com cuidado

taxi

Dê preferência para companhias de táxi ou outro tipo de transporte indicadas pelo seu hotel – veículos abordados a esmo na rua podem fazer trajetos maiores para ganharem mais dinheiro, bem como mentir sobre as taxas. Alugue o carro com empresas reconhecidas no mercado. Se você for paranoico, pode manter o carro tanto sujo como impecavelmente limpo para identificar digitais ou tentativas de arrombamento (se você não for paranoico e apenas gosta de brincar de filmes de espionagem, também vale).

6 – Prepare seu telefone

smartphone

O seu smartphone é ao mesmo tempo o seu mapa, o seu guia, a sua forma de comunicação com o mundo e um remédio contra a insanidade quando você tiver que passar 12h em um aeroporto, por exemplo. Assim, use ele para facilitar a viagem. Faça o download do mapa da região que você vai visitar, para que ele fique acessível mesmo quando wi-fi/3G/4G não estão acessíveis. Além disso, sabe quando você está viajando numa boa e tal e de repente acha que uma agência de inteligência estrangeira está te seguindo? Se isso acontecer, tire a bateria do telefone. E aborte a missão.

7 – Utilize roupas locais

roupas locais

Como um agente da inteligência, você não quer chamar a atenção para que não suspeitem de você ou coloquem um alvo nas suas costas. Como viajante, você não quer chamar a atenção para que não percebam que você é um turista e cobrem quatro ou cinco vezes a mais o valor das coisas. Então, o melhor a fazer é estudar as vestimentas locais e se vestir como tal.

Fonte: Entrepeneur

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *