A hierarquia das novas formas de comunicação.

O advento dos smartphones trouxe para a rotina diversos elementos novos, sendo praticamente todos relacionados a alguma forma de comunicação: e-mails, chats, SMS, tweets e por aí vai. Com tantas formas de se falar, é normal que cada veículo adquira uma importância diferente dentro desse rodamoinho de mensagens que as pessoas recebem diariamente . Por isso, resolvemos colocar no papel a hierarquia das novas formas de comunicação (na ordem do menos para o mais importante):

Para ajudar você a evitar situações assim.

6 – Comentários em Redes Sociais (Facebook, YouTube, Instagram, etc).

É sempre legal receber comentários em seus posts nas redes sociais, mas convenhamos, é uma interação semelhante a correr na esteira, já que, por mais tempo de conversa que tenha, o assunto normalmente não sai do lugar. Claro, isso não é uma regra, só que no geral os comentários ficam naquele status de bate-papo descompromissado e divertido.

5 – Mensagens em Chat (Facebook, Gtalk, etc)
Aqui a coisa ganha um pouco mais de importância – afinal, querendo ou não, é uma conversa privada, longe desse mundão repleto de curiosos. Entretanto, como muitas vezes esses bate-papos giram em torno de vídeos do YouTube onde alguém se dá mal de uma forma muito engraçada, a quinta posição é mais do que o suficiente.

Tipo isso.

4 – Tweet
A limitação de 140 caracteres do Twitter é o que dá mais significado aos tweets, pois eles se tornam mais raros, e, como consequência, mais valiosos. Se alguém tweetou algo diretamente para você, provavelmente houve algum esforço de redução de caracteres nessa mensagem, e é preciso dar uma consideração maior – como fazemos quando uma pessoa nos dá um presente feito/modificado por ela, ao invés de comprar um já pronto.

3 – WhatsApp
De certa forma, o WhatsApp possui as mesmas propriedades dos chats mencionados na quinta posição, só que com um grande diferencial: não está vinculado a um outro serviço (rede social, e-mail, etc). Isso o torna mais exclusivo, fazendo com que uma mensagem no aplicativo exija uma atenção maior. Afinal, é um canal específico para a troca de mensagens, e se alguém falou com você ali é porque provavelmente quer dizer algo mais contundente do que “ei, já viu este vídeo de gatinhos?”.

Gatos já embriagados com o sucesso de seus vídeos.

2 – SMS
A pessoa gastou dinheiro com você. É imperativo responder à altura.

1 – E-mail
Outrora jovem, o e-mail se tornou o “pai” dessa nova geração de mensageiros. Assim, assumiu seu papel e se tornou o contato “oficial” de todos – Facebooks, Twitters, Instagrams e etc são canais de entrada, mas o e-mail é a sede, o quartal general, onde as coisas acontecem (não à toa um contato via rede social normalmente é seguido por um “me passa o seu e-mail”). Assim, uma mensagem nova na sua caixa de entrada merece ser analisada com cuidado e respondida com toda a dedicação (a exceção aqui é qualquer e-mail que tenha em anexo um arquivo de PowerPoint com título motivacional).

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *