A arena mais moderna do mundo

Enquanto a FIFA continua sua existência no século 19 e olha com desconfiança para as novas tecnologias, outros esportes abraçam sem piedade os benefícios que o mundo moderno oferece: os Sacramento Kings, a equipe de basquete da cidade de Sacramento (capital da Califórnia), estão colocando de pé uma nova e moderna arena multiuso para abrigar jogos, shows, apresentações e eventos em geral. E ela vai respirar tecnologia.

A construção da Golden 1 Center começou em outubro de 2014 e deve terminar no próximo outono (no hemisfério norte, claro). É um projeto bilionário para acomodar até 17.500 fãs enquanto os jogadores disputam as partidas e fazem aquele barulhinho agudo do tênis raspando contra o parquê da quadra, mas é também um passo tecnológico à frente das outras arenas (que serviram como fonte de inspiração e pesquisa). Para dar uma dimensão da megalomania, o Golden 1 Center vai possuir um data center próprio de 500 metros quadrados, de onde vão sair os mais de 1.000 quilômetros de cabos que alimentam o recinto. Além disso, centenas de pontos de acesso vão distribuir wi-fi por tudo que é lugar, e o objetivo é oferecer a todos uma conexão veloz o suficiente para postar 500.000 fotos de snapchat por segundo.

arena moderna 5

Como a nova arena será completamente interligada com o aplicativo dos Sacramento Kings, Chris Granger, presidente do time, tem uma visão moderna da experiência dos torcedores em dia de jogo. De acordo com ele, o processo será mais ou menos assim:

– O torcedor abre o app do Sacramento Kings no smartphone, pesquisa por ingressos e compra o que mais lhe prouver.
– Quando ele estiver se aproximando da Golden 1 Center, o app informa qual é o melhor lugar do estacionamento para deixar o carro.
– Para passar pela catraca e entrar, tudo que o torcedor precisa fazer é escanear o ingresso no smartphone ou smartwatch.
– O app guia nosso herói até o assento e oferece a opção de comprar um cachorro-quente ou outro petisco (que os atendentes podem levar até o local).
– Atrasado? Não se preocupe: o próprio app vai mostrar replays e lances importantes. Ou você pode ver tudo no telão de 1000 polegadas no meio da arena.

arena moderna 4

Nesses momentos parece que aquele futuro dos filmes de ficção científica (os otimistas) está tocando na campainha e perguntando se tem alguém em casa. Inclusive, a Golden 1 Center foi pensada já prevendo os próximos avanços da tecnologia, pois há espaço para mais cabos, mais hardware e, principalmente, é tudo centralizado por um sistema que pode ser atualizado conforme for necessário (e a ideia de Granger é que ele seja constantemente atualizado). Não apenas é uma arena moderna como pretende continuar sendo uma arena moderna daqui a 10 ou 20 anos.

Mas os avanços não se limitam a bacanices virtuais ou etéreas: os Kings querem romper os limites entre e externo e interno com dois grandes portões de 18 metros que se dobram, permitindo que as pessoas de fora enxerguem a parte de dentro e vice-versa. Quem precisa de teto retrátil quando se pode ter parede retrátil? E tudo isso 100% alimentado com energia solar, porque não basta ser moderno, é preciso ser sustentável.

Quando abrir ao público, tudo indica que a Golden 1 Center será o padrão das arenas do futuro. E um padrão bem alto.

Fonte: Wired

 

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *