A dificuldade de comunicação.

Bem amigos, há pouco tempo atrás estive fazendo um curso de certificação de um grande fabricante da linha de segurança e me deparei com um cenário um pouco preocupante. Como se comunicar com pessoas que não falam a nossa língua?

Meu inglês não é ótimo, meu espanhol é “meia boca”, então como iria entender tudo o que um Venezuelano que mora nos EUA falava? O esforço foi grande.

Nesta mesma sala estava um Americano casado com uma brasileira que falava (bem por sinal) o nosso idioma, porém com alguns erros de vocabulário, mas com uma dedicação invejável. Naquele momento fiquei pensando, minha mãe me apertou e na época correta não frequentei a aula de inglês como deveria.

A reflexão é um pouco maior do que meu inglês, fico pensando na dificuldade enfrentada por pessoas que não praticaram a fala em público quando eram menores (lembro das aulas de Geografia quando tinha que ler textos em voz alta), ainda bem que nesse quesito consigo me sair bem.

Saber nos expressar abre portas, faz negócios e principalmente ensina a crescer. Falar com clareza pode ser exercitado a todo momento, desde que se prepare para aquilo que irá falar.

Como todos sabem, na 5TI temos Nutricionistas (prazer), Fisioterapeutas, Advogados, Publicitários… Convenhamos que não é nessas universidades que ensinam TI. Como essa empresa conseguiu esse crescimento absurdo e se tornou uma das maiores do Brasil? Dedicação.

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *