Acesso cultural

Nossa constituição diz que é um direito de todo o cidadão o acesso à cultura.

Porém, alguns números do IBGE assustam:  apenas 13% dos brasileiros freqüentam cinema alguma vez por ano; 92% dos brasileiros nunca freqüentaram museus; 93,4% dos brasileiros jamais freqüentaram alguma exposição de arte; 78% dos brasileiros nunca assistiram a espetáculo de dança; O brasileiro lê em média 1,8 livros per capita/ano (contra 2,4 na Colômbia e 7 na França, por exemplo). (IBGE/2008)

Quando nos deparamos com números como esses, percebemos que o acesso a essa cultura é muito desigual no Brasil. Muitos são os pontos a serem destacados como causa desses dados: pouco incentivo público, desigualdade social elevada e dificuldade de acesso a esses meios. Muitos brasileiros não freqüentam teatro, espaços de show e cinema, pois os valores do ingressos são muito elevados, se comparado ao salário mínimo nacional.

Fora todos esses agravantes, precisamos estar conscientes de aspectos culturais preocupantes em toda nossa sociedade, que vai além de aspectos econômicos. Afinal, cada vez mais temos eventos culturais ao ar livre e gratuitos, bibliotecas públicas com obras literárias riquíssimas e disponíveis para todos lerem, atividades ao alcance de toda a população interessada. Mas, infelizmente, as pessoas, e principalmente os jovens, estão cada vez mais desvinculadas a ações culturais e despreocupadas com seu desenvolvimento intelectual.

Isso torna o brasileiro um povo “pobre” culturalmente, apesar de toda a diversidade racial e cultural, que poderia colaborar para o enriquecimento da informação. Prejudicando a formação de nossos jovens e fazendo com que a sociedade se torne medíocre. Além de ser um agravante econômico, pois trabalhadores cultos e informados colaboram muito para o crescimento e desenvolvimento de uma organização e, automaticamente, de todo o país.

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *