Adeus, Velho Mundo!

Tenho certa curiosidade em saber como foram outros momentos da história do mundo, como era compreendido o fato de que tudo seria diferente.
Hoje, é assustador: todo tipo de negócio está mudando radicalmente, isto é, o lugar para qual nossos pais, escola e sociedade nos ensinaram a viver, morreu.

A lista é farta, mas vou filosofar um pouco. Se puder propor uma cerveja IPA com aquele amendoim verde, perfeito! 🙂

Faculdades ensinam temas que ficam obsoletos antes da formatura (resumindo, o aluno usa muitos anos produtivos da vida e não aprende nada que possa ser utilizado).

Easytaxi e 99Taxis criaram uma inovação bacana, só não previram que a Uber acabaria com os táxis. Falando em Uber, dentro de alguns anos, até os motoristas de Uber serão trocados por carros guiados por satélite.

E aí, para que ter carro, se ele passa o dia inteiro em algum estacionamento, consumindo todo o nosso dinheiro? Para onde vão as montadoras se ninguém quiser carros? E as seguradoras, que terão menos sinistros (logo, menos clientes) e menos carros para segurar? Será que sindicatos terão força pra defender algum emprego?

adeus-velho-mundo

Todos acompanham a greve dos bancários pelo Brasil. Gostaria que eles lessem o que vou dizer: vocês todos já estão demitidos. Nada pessoal, só não adianta lutar contra a maré tecnológica que assusta até os próprios bancos, muito além do papo se a agência física ainda vai existir. A discussão é se bancos existirão da forma como são. Eu já digo que não!

A televisão está com problemas. Jornais e revistas, então, nem se fala. Advogados estão na mira da inteligência artificial, que já anunciou que substituirá 90% deles só com estudos sobre legislação e jurisprudência. Contadores serão trocados por sistemas. Que delícia escrever isso, até os cartórios marajás vão acabar (leiam sobre Blockchain)!

E nós, próprios mortais, cheios de planos e contas para pagar, como ficamos?

Bom, a parte boa é que todo mundo ainda tem dúvidas sobre tudo, então não estamos sós. Tenho procurado aprender sobre novos negócios, processos, atitudes, comportamentos e mercados! Parece-me que a resposta está em sermos maleáveis e atentos! Tudo, tudo já está mudando.

“Logo na minha vez?”, penso eu. “Então é porque posso!”, respondo eu mesmo (professor Toninho, que saudade!).

As empresas gigantes e intocáveis vão encolher.

Adeus, Velho Mundo!

Estou a caminho de São Francisco, para o maior evento do mundo de software e nuvem, o Dreamforce 2016. Acompanhem tudo nas redes sociais do Grupo Cinco TI.

Até a próxima, Novo Mundo!

Ramiro Martini
Presidente do Grupo Cinco TI

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *