Até que os cordeiros virem leões – Parte 2

Feito!

Robin Hood

Assisti ao filme “Robin Hood”, com aquele olhar crítico característico. A história é interessante (mesmo que o filme tenha acabado e ela nem tenha começado: quem viu, me entende…), mas o que vale são todos os conceitos. O filme e a forma como eu o encarei me lembraram o livro abaixo, que muitos também já devem ter lido. Se não o fizeram, segue a dica:

A arte da guerra
A ARTE DA GUERRA

Ora, antigamente eu mesmo não entendia o que GUERRA tem com NEGÓCIOS. Hoje eu vejo que tem tudo a ver. Começamos pelo mais importante: pessoas. O que será de uma guerra com exércitos sem líderes? O que será de uma empresa com grupos sem líderes? E de líderes eu falo daqueles dois jeitos, tanto o que existe naturalmente dentro do grupo, quanto aquele que apenas está em uma posição acima na hierarquia.

Aliás, amigos, hierarquia é F-U-N-D-A-M-E-N-T-A-L. Não por status, mas por definições. O filho tem que ter pai, como se diz.

Em um trecho do filme, um velho guerreiro fala para Robin Hood que o seu pai era um visionário. Ele havia descrito que todo seguidor precisa de um líder, mas que também todo líder precisa de seguidores, isto é, uma equipe, um exército, um grupo ou uma empresa só vivem e prosperam quando toda a cadeia funciona.

E mais, diz o pai do Robin Hood que uma organização, qualquer que seja, é feita de baixo pra cima, não de cima pra baixo: “a identidade de um povo deve se construir a partir dele e não do soberano”.

Imaginem a CINCO TI de terno e gravata, com salas separadas por departamentos, uma equipe sem sonhos, movida exclusivamente por dinheiro, sem churrascos, festas… Alguém teria o direito de mudar a filosofia desta forma? Não, a empresa está acima de todos, e eu sou o primeiro a me incluir na lista.

De nada adiantam palavras bonitas, se a postura não convence.
A liderança que realmente funciona é a conquistada, não a imposta.

E dentro da CINCO TI, a dedicação de corpo e alma seguirá.

Leão

Até que os cordeiros virem leões!

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *