Bolha das Tulipas

Provavelmente um dos primeiros casos de crise financeira registrados na história econômica mundial, é o conhecido caso da “Bolha das Tulipas”. Este evento ocorreu na Holanda do século XVII, e foi causadora de muitos estragos na economia daquele país. Muitos estudiosos comparam a “Bolha das Tulipas” com a crise da Nasdaq, a Bolsa das empresas pontocom nos Estados Unidos

Em meados de 1.500 as tulipas chegaram à Europa vindas da Turquia. Os portos holandeses encheram-se de flores, especiarias e plantas exóticas, em especial as tulipas, as quais tiveram seu cultivo iniciado ali em 1593. No início do século XVII, as tulipas eram muito apreciadas por colecionadores e jardineiros que viam na planta uma beleza sem igual. Por causa deste apreço, a popularidade da tulipa logo tomou forças.

Em 1623, algumas variedades podiam custar mais que uma casa em Amsterdã. Dizia-se que um bom negociador de tulipas conseguia ganhar seis mil florins por mês, quando a renda média anual, à época, era de 150 florins. Um bulbo de tulipa passou a ser vendido pelo preço equivalente a 24 toneladas de trigo. Rapidamente a tulipa se tornou símbolo de status na sociedade holandesa, um artigo de luxo destinado há poucos.

Mas esta irracionalidade especulativa teve seu fim. No ano, 1637, a “bolha das tulipas” estourou. O movimento de alta dos preços parou, o que fez com que os comerciantes começassem a vender seus bulbos. Subitamente os preços das tulipas caíram 90%. O pânico tomou conta do mercado. Muitos compradores deixaram de honrar os contratos de compra de tulipas, pois os valores dos contratos eram dez vezes superiores aos preços praticados. Alguns acordaram pagamentos de menos de 5% do valor combinado, outros acabaram em posse de bulbos cujo preço estava abaixo do que haviam pagado. Por consequência desses fatos, milhares de holandeses tiveram enormes prejuízos.

A Apple tem atravessado momentos conturbados no mercado acionário, passando da euforia a momentos de pessimismo. De janeiro a setembro deste ano a gigante de tecnologia norte-americana ganhou US$ 281,7 bilhões de valor de mercado. Isso equivale ao valor de todas as empresas de capital aberto de bancos e energia elétrica do Brasil.

Mas, desde então, a Apple perdeu uma Ambev (AMBV4), um Banco do Brasil (BBAS3) e uma Brasil Foods (BRFS3), ou US$ 178,6 bilhões, revela estudo da Economática.

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *