Em parceria com a empresa gaúcha Cliever, líder em fabricação e desenvolvimento de impressoras 3D no Brasil, a Cinco TI apresenta para o mercado corporativo uma revolução em soluções de prototipagem, através da impressão de objetos em qualquer formato e tamanho.
Mas como isto é possível? As impressões em terceira dimensão já existem há mais de 30 anos, iniciadas nos Estados Unidos. Mas somente em 2012 chegaram ao Brasil e a Cliever foi a pioneira deste empreendimento, apresentando melhor custo benefício para as empresas – principalmente indústrias -, que podem criar um protótipo perfeito (equivalente a uma matriz original) produzido em peças plásticas e mais econômicas do que as de outro material. As vantagens do uso desta tecnologia começam pela fabricação e manutenção, feitas na própria sede da Cliever. Para fabricar um objeto é necessário utilizar um software que modela cada peça de maneira segura, garantindo perfeição no que o cliente deseja imprimir. Depois, é iniciado o processo de criação em material plástico PLA (poliácido lático), transformado em filamentos que dão forma ao objeto.
“Nosso objetivo é trazer a tecnologia 3D de maneira econômica para o cliente, acelerando o seu processo de produção sem agredir o meio ambiente”, explica o Supervisor Comercial da Cliever, Erick Canali.
A impressão em 3D vai ainda mais longe, tornando-se também uma ferramenta ideal para cursos de Engenharia, Design, Arquitetura, Medicina, Odontologia, Biologia e entre outros. No atual mercado de compradores das impressoras 3D, pode-se dizer que 60% são as indústrias e 30% as instituições de ensino. O restante é divido em demais atividades, como o setor de Artes Plásticas, por exemplo.
Conforme essa tecnologia vai se tornando cada vez mais comum e parte do dia-a-dia, novas aplicações serão criadas, novas ideias serão desenvolvidas e novas oportunidades vão surgir para tirar proveito de todas as vantagens que a impressão 3D oferece.
Be First to Comment