Como conviver com fios

Você certamente já passou pela situação: guardou o seu fone de ouvido no bolso por algum motivo e, quando tirou de lá, os fios se transformaram em uma coisa única e parece necessário um doutorado em engenharia espacial para soltar tudo.

Fios tem essa mania de se condensarem em uma massa inerte para sempre. Mas algumas dicas rápidas e práticas ajudam a convivência com eles a ser menos provida de raiva e estresse:

1 – Canos de PVC são uma ótima ideia

cano pvc

Canaletas ajudam a manter a sanidade quando se trata de organizar exércitos de fios que percorrem longas distâncias no recinto. Entretanto, se a ideia é apenas rearranjar alguns cabos e uma canaleta específica soa como usar um extintor de incêndio para apagar um fósforo, um cano de PVC com a lateral aberta resolve: apenas meça o tamanho do tubo para que todos os fios passem por ali e voilá, nasce uma canaleta improvisada.

2 – Identifique os fios e cabos

identificar

Muitas vezes, olhar para os  cabos é como olhar para uma equação de física quântica: não dá para entender o que é cada coisa ali presente. Pequenas identificações (post its, etiquetas, adesivos, até mesmo alguma marca simples se você conseguir se lembra depois) facilitam muito na hora de encontrar o cabo/fio específico que precisa ser encontrado.

3 – Diminua o tamanho dos cabos

cabo

Sério. É muito mais fácil de manusear e existem muito menos chances de parte do objeto ficar sobrando para fora/para o lado/para cima/para baixo (quem já lidou com uma situação assim sabe o quão difícil é domar esse excesso de fios).

4 – As tradicionais abraçadeiras de nylon

nylon

Elemento clássico do mundo de TI, as abraçadeiras continuam garantindo um abraço eficiente nos fios e cabos para que fiquem unidos no mesmo lugar. O contratempo é ter que abrir elas quando alguma manutenção for necessária e depois colocar de novo, mas ainda assim é melhor do que tropeçar em algum fio atravessado pelo recinto.

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *