Como eu parei de me preocupar e passei a amar dezembro

Hoje é dia 30 de novembro. O que significa que dezembro está aí. Já tocou a campainha da porta e está limpando os pés no tapete antes de entrar. Então, como acontece em todo ano, quando dezembro dá as caras as pessoas suspiram com dramaticidade e, com expressão surpresa, desabafam: “já estamos em dezembro”.

Sim, estamos. Einstein dizia que o tempo é relativo, e se tem algo que Einstein gostava de fazer era de estar certo a respeito de algo. Afinal, todos sabemos que, por exemplo, o tempo passa mais rápido quando estamos nos divertindo, ou que passa mais devagar quando estamos entediados. Acho que o mesmo acontece com a nossa percepção sobre os nossos objetivos. Quando estamos no colégio, nossas duas únicas funções são assistir a sessão da tarde e passar de ano. Quer dizer, já no início do ano temos aquele objetivo marcado lá para o final, algo que aguardamos enquanto os meses vão passando. É um ano inteiro dedicado (ok, mais ou menos dedicado) a apenas um projeto, e, por levarmos tanto tempo para alcançá-lo, temos a impressão de que demoramos pra chegar até lá. Na faculdade o tempo já diminui pra um semestre, e percebam que é a partir daí que começam as reclamações de “o ano passou rápido”. Porque agora levamos menos tempo para atingir nossos projetos.

E assim as coisas vão seguindo até o cara entrar no mercado de trabalho, onde com frequência ele começa e termina projetos no mesmo dia. Mas não apenas isso: agora ele pode sair com mais frequência com os amigos, jogar mais vezes, ir ao cinema todo fim de semana, e por aí vai. As conquistas se tornam mais frequentes, e, seguindo a linha de raciocínio até aqui exposta, isso altera a nossa percepção do ano, achando que ele está passando mais rápido. Mas isso não significa que as coisas tenham se tornado banais. Talvez signifique apenas que nós estivemos muito ocupados aproveitando a vida para ficar olhando o tempo passar.

Além do mais, não viram o que eu escrevi ali em cima? O tempo passa mais rápido quando estamos nos divertindo. Logo, dizer “já estamos em dezembro” é apenas confirmar que foi um bom ano.

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *