Como manter seu passaporte seguro em viagens

Quando você viaja para fora do país, seu passaporte é a sua identificação. É a prova material de que você é você. É o que impede os nativos de duvidarem da sua nacionalidade. Ou seja: é o objeto mais importante da viagem. Por isso, separamos algumas dicas de como deixar seu passaporte seguro em qualquer viagem.

Mantenha ele sempre em mãos

É muito fácil largar nossas coisas “ali no balcão só por um minutinho” enquanto estamos manuseando outros objetos com as mãos. Mas não o passaporte! Qualquer transeunte mais vil e astuto que perceba o documento dando sopa pode surrupiar o dito-cujo, deixando você sem pai nem mãe nem país de origem. Terminou de usar o passaporte? Guarde ele imediatamente e depois prossiga para as outras tarefas.

Lugar de passaporte é em algum lugar escondido

Evite deixar seu passaporte muito à vista ou em algum lugar onde uma mão leve tenha certo alcance. O ideal é guardar em doleiras ou outros materiais que possam ser usados por baixo das roupas – sim, bolsos são bem mais práticos, mas eles dão muitas oportunidades aos batedores de carteiras. Se não tiver outra opção, procure disfarçar o passaporte com alguma capa que não deixe à vista que tipo de documento é.

Faça cópias

E deixe elas com amigos, familiares e pessoas de confiança. Nunca se sabe quando vai ser necessário. Além disso, uma boa dica é escanear/tirar uma foto do passaporte e transferir para o smartphone. Dessa forma, você sempre tem uma cópia a mão, ainda que na versão digital.

Use o cofre do hotel

Se você for deixar o passaporte no hotel/pousada, não esqueça de a) levar uma cópia dele junto e b) manter o documento original em algum lugar seguro, protegido por senha/chave. Ou seja, cofres – se não houver nenhum no quarto, o hotel normalmente disponibiliza o serviço para visitantes. Na ausência total de qualquer coisa que seja remotamente parecida com um cofre, deixe na mala e tranque com um cadeado (um de verdade, daqueles que exige conhecimento nível 007 para abrir). Sim, um eventual gatuno ainda pode levar a mala toda embora, mas assim pelo menos dificulta um pouco as coisas (afinal, a maioria dos furtos ocorre por conveniência).

São pequenos truques que ajudam você a ter uma viagem mais tranquila. Passaporte seguro, turista satisfeito.

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *