COMO SURGIU O NATAL LUZ

No dia 01 de novembro teve início mais um evento do Natal Luz de Gramado, que fez lotar os hotéis da cidade, assim como os de Canela e cidades próximas. É um espetáculo nacionalmente conhecido, maravilhoso e emocionante que leva pessoas de todo o Brasil a visitar o evento. Mas, como começou o Natal Luz? Quando aconteceu o primeiro evento? Segue a sua história:
Em 1986 surgiu a necessidade de revitalizar a Festa das Hortênsias, uma festa tradicional em Gramado que deu origem a Fearte e Festival do Cinema. Precisava existir algum atrativo além das flores e de escolha e coroação de rainha. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado e precisava encontrar uma forma de fazer com que as pessoas fossem para o local não só no inverno.
Por que não utilizar o NATAL? Seria difícil, já que a comunidade é de tradição ítalo-germânica, com o costume de passar o Natal com a família e na igreja.
O então Prefeito Pedro Bertolucci e o seu Secretário de Turismo, Luciano Peccin estudaram diversas formas de aprimorar o turismo em Gramado nesta época do ano. E então surge a pergunta: “Enfeitamos o pinheirinho de natal todos os anos. Então, porque não enfeitar a cidade?” Luciano Peccin havia voltado da Disney e lá viu as luzinhas que circundavam as cumeeiras das casas. Então pensou em fazer isso em Gramado, criando um embelezamento para a cidade no Natal e assim, atraindo turistas.
Só com as luzes não teria a conotação de evento, então também surgiu a ideia de sonorizar a avenida e fazer algum espetáculo. Começaram a desenhar o Natal Luz de Gramado com músicas na cidade através de alto- falantes vendidos para as lojas, lâmpadas decorando as fachadas da Av. Borges de Medeiros, postes enfeitados como pirulitos e pinheirinhos naturais dispostos na avenida com topinhos vermelhos.
O Maestro Eleazar de Carvalho, titular da OSPA, surgiu como uma pessoa iluminada e montou um grande concerto. Um espetáculo digno do Natal Luz, com um grande coral, poesias e fogos de artifícios. Ali foi dando o primeiro passo da reversão do quadro de ocupação e visitação a Gramado no mês de dezembro.
Em 27 anos o Natal Luz foi sendo aprimorado por moradores, lojistas, município, governo e só quem já visitou Gramado durante o Natal Luz entende a grandiosidade do espetáculo e da grande emoção que sentimos ao estarmos no meio das luzes e das músicas Natalinas, parece um sonho, tudo é perfeito.
Considerado o maior evento natalino do Brasil e um dos maiores do mundo, o Natal Luz transforma Gramado em um grande “parque temático do natal”.
Se você ainda não foi, não deixe de ir e se já foi vamos voltar a este fantástico mundo encantado!

Fonte:

http://www.natalluzdegramado.com.br/o-natal-luz

 

 

 

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *