A corrupção no nosso dia a dia

A operação Lava Jato é a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já teve. Estima-se que o volume de recursos desviados esteja na casa de bilhões de reais. Soma-se a isso a expressão econômica e política dos suspeitos de participar desse esquema de corrupção (via).

Existe uma gigante relação entre o que está acontecendo em nosso país, Lava Jato, eleições e os brasileiros. Qual a semelhança? Corrupção em pequenas atitudes nossas. Meu trabalho é conhecer, entrevistar conversar com muitas pessoas diariamente. Elas apresentam-se, contam seus passados e desejos para o futuro. Infelizmente, em muitos momentos, ouço a corrupção em suas vidas.

corrupção

Aquela pessoa que entra com o pedido de seguro-desemprego mesmo estando empregada, aí pede ao novo empregador não assinar a CTPS. Pessoas que andam na pista da direita, quando esta é designada para ônibus.

Quando utilizamos a carteira de estudante para pagar menos, sendo que deixamos a sala de aula para trás há mais de 10 anos. Pedir para o taxista colocar um valor maior no recibo da viagem, e assim receber um reembolso maior da empresa. Dizer que está visitando o cliente, enquanto, na verdade, está dormindo em casa. Registrar o ponto dizendo que voltou a trabalhar e ir almoçar. Furar o sinal vermelho. Passar por cima da catraca do metrô para não pagar a passagem. Furar a fila, sendo em pé ou de carros. A diretora da escola que rouba a televisão comprada para ensinar alunos. Apresentar atestado falso. Não emitir nota fiscal, sonegar impostos.

Em relação a esse último exemplo, eu pago e peço nota fiscal, sempre, em qualquer estabelecimento que vou. Todos nós precisamos pagar nossos impostos. Como poucas empresas o fazem, o governo arrecada menos e aumenta os impostos cobrados, e sempre quem acaba se dando mal é o honesto, que paga pelos desonestos. Está tudo errado, está tudo invertido. Os valores estão se perdendo. Ah, mas o governo rouba tudo! Entendo, mas isso não justifica nós sermos corruptos também.

Os exemplos são diversos e em várias áreas de “atuação”, e o problema encontra-se em pensarmos essas atitudes normais, pois todos fazem. E quando agimos da forma correta, somos chamados de bobos, idiotas, trouxas. Estamos vivendo o momento do mais esperto, do método que me dará mais vantagens. Ser honesto é raridade, nos chama a atenção quando acontece. Cada um de nós é responsável pelo Brasil que estamos vivendo e criando. A culpa é de todos, não somente dos nossos políticos e governantes. Nós precisamos ser os exemplos que queremos ter. Precisamos ensinar nossos filhos a serem honestos, sempre, em qualquer circunstância.

Como dizem: o errado é errado, mesmo que todos o estejam fazendo. O correto é o correto, mesmo que ninguém o esteja fazendo.

Alandra Telles
Diretora da Cinco TI Recursos Humanos

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *