Dicas para limpar telas touchscreen, LCD e plasma.

A tecnologia vem evoluindo de uma forma bem bacana: enquanto chips e dispositivos ficam cada vez menores, as telas e a resolução delas ficam cada vez maiores – é um incrível e imersivo mundo de cores e imagens. Entretanto, como hoje em dia as telas são sensíveis e possuem nomes com siglas intimidadoras (LCD, LED), muitas vezes as pessoas ficam na dúvida de qual a melhor forma de limpar as dita-cujas. Assim, seguem abaixo algumas dicas que separamos:

Telas Touchscreen

Vamos começar com as telas touchscreen porque elas são o ponto mais crítico, uma vez que constantemente são alvo de dedos sujos de Doritos ou salgadinhos semelhantes. A primeira coisa a fazer aqui é conseguir um tecido de microfibra – alguns dispositivos são generosos e vêm acompanhados de um desses, outros não -, que pode ser encontrado em lojas de informática (em último caso, pode usar aquele paninho utilizado para a limpeza dos óculos de sol. Deus abençoe a Ray-Ban).

Certo. Daí você precisa, óbvio, desligar o aparelho, por questões de segurança e porque isso facilita muito na hora de enxergar quais pontos da tela estão com sujeira acumulada. Pegue o tecido de microfibra/pano limpador de Ray-bans e o passe na tela em movimentos circulares e de forma suave. No geral, isso dá conta do recado. Evite colocar produtos de limpeza porque eles são feitos de um monte de produtos químicos jogados no liquidificador e podem danificar a tela. Caso seja uma sujeira dura na queda, você está liberado para molhar (bem) de leve o paninho (de preferência com água destilada) antes de utilizá-lo novamente (apenas lembre-se de borrifar a água sempre no pano, nunca diretamente na tela).

Não sentimos nenhuma necessidade de lembrar a você que o tradicional método “cuspir e esfregar” é não apenas improdutivo como também meio nojento.

Telas LCD e de Plasma

Ao contrário das telas de vidro daquelas televisões de tubo, que provavelmente sobreviveriam a uma explosão nuclear, monitores de LCD e Plasma são mais frágeis (mas também mais bonitos).  Portanto, na hora da limpeza, mantenha um cerco militar em volta deles e não deixe nenhum produto de limpeza contendo acetona, amônia, álcool etílico, tolueno ou cloro metano chegar perto. Toalhas de papel, lenços de papel, camisetas e papel higiênico também são inimigos e devem ser abatidos à primeira vista.

A palavra aqui é “maciez”: algodão, panos com microfibras e pincéis serão os seus melhores amigos. Desligue o monitor (por toda aquela história de segurança e ver a sujeira e blábláblá) e passe um pano macio em movimentos leves, sem fazer muita pressão – a poeira deve sair sem esforço. Caso você se depare com níveis mais complexos de sujeira, um bom investimento são produtos específicos para a limpeza desse tipo de tela, facilmente encontrados em lojas de informática (procure por produtos antiestáticos, que dificultam a vida da poeira). Na ausência de um deles, apele para a boa e velha água mesmo, passando um pano levemente umedecido (ênfase no “levemente”. Tipo, apenas algumas gotas) de forma delicada. Apenas lembre-se de remover o excesso com um pano macio seco depois.

Esperamos que essas dicas tenham esclarecido algumas coisas. Se você tiver mais algumas sugestão, fique à vontade para deixar sua dica nos comentários.

Fontes: TecMundo e WikiHow.

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *