Hashtags – Como usá-las nas redes sociais?

Você usa hashtags em seus posts nas redes sociais pessoais? E nos posts da sua empresa? Provavelmente a resposta é “sim” ou, ainda, “sim, muitas”. E se eu disser que você precisa repensar este uso? Precisamos falar sobre hashtags.

Elas surgiram como uma ferramenta de categorização de assuntos no Twitter, a ideia é que os usuários publicassem #Assunto para que a pesquisa fosse facilitada, e isso realmente facilitou não só a pesquisa, como também a divulgação de marcas e produtos, tanto que hoje é possível até promover hashtags no Twitter.

Outra rede em que as tags têm um bom poder de organização de conteúdos e propagação de marcas e produtos é o Instagram. Com um clique você pesquisa posts da mesma categoria,  e isso fortalece a sensação de comunidade, unindo estranhos com as mesmas paixões ao redor do mundo.

O problema todo começa quando chegamos ao Facebook. Para começo de conversa, a rede parte de uma premissa diferente do Twitter e do Instagram. Ao invés de seguidores, você tem amigos, e quando você publica um post com uma hashtag para seus amigos, outras pessoas não o verão.

E aí se perde esse objetivo de união de comunidade, e aí se perde o alcance extra que as marcas esperavam para seus posts. Isso tudo porque o usuário desta rede simplesmente não está focado em descobrir uma comunidade de #CoffeeLovers.

A prova disso está numa pesquisa recente, que analisou mais de 1 bilhão de posts de mais de 3 milhões de marcas no Facebook. A descoberta? Posts com hashtags têm menor engajamento.

hashtags_Facebook

 

E você aí querendo usar várias tags nos posts da sua página. Mas calma, a história não termina por aí. Um outro estudo tinha indicado que o número de hashtags é inversamente proporcional ao alcance e ao engajamento.

hashtags_Facebook_1O que podemos concluir destes dados é:
– Hashtags são muito boas no Twitter e no Instagram.
– Hashtags ajudam a construir comunidades.
– Marcas podem propor ações com hashtags próprias e estimular conversas. Olha esse exemplo da Hellmann’s:

– O Facebook é um pouquinho diferente. Não ultrapasse 1 ou 2 hashtags em cada post.
– Não proponha ações com hashtags no Facebok, evite criar problemas com seu público devido às configurações de privacidade dos posts e a dificuldade de monitorá-las em uma rede que está praticamente fechada para monitoramento.

Pequenos cuidados ajudam muito a não afundar sua marca nas redes sociais!

Mariana Klein
Diretora de Mídias Sociais da Cinco TI Marketing

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *