Jeitinho Brasileiro

Motivada por um post no blog Beyonbrics do Finantial Times decidi escrever a respeito do “Jeitinho Brasileiro”. Mas, antes de falar sobre esse post, farei outras considerações.
Por incrível que pareça o “Jeitinho Brasileiro” possui definição no wikipedia em português e em inglês. Segue abaixo um trecho extraído desse site:
“Jeitinho”, expressão brasileira para um modo de agir informal amplamente aceito, que se vale de improvisação, flexibilidade, criatividade, intuição, etc., diante de situações inesperadas, difíceis ou complexas, não baseado em regras, procedimentos ou técnicas estipuladas previamente. “Dar um jeito” ou “Dar um jeitinho” significa encontrar alguma solução não ideal ou previsível. Por exemplo, para acomodar uma pessoa a mais inesperada em uma refeição, “dá-se um jeitinho”. No nosso dia a dia, situações bem comuns caracterizam o “jeitinho” como: furar uma fila para ser atendido mais rápido, conseguir entrar em uma festa sem ser convidado, entrar em um show sem ingresso, conseguir uma sobremesa ou uma cerveja a mais sem pagar, entre muitos outros.
Os exemplos acima são de situações mais no âmbito da nossa vida social, digamos. Pois, o post no blog do Finantial Times fez uma conexão do “Jeitinho Brasileiro” para a gestão da nossa economia. Segundo a autora, Samantha Pearson, o nosso ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez o uso dele. O post cita a manobra de segurar o aumento da tarifa dos ônibus da cidade de São Paulo por alguns meses para segurar a inflação. Na verdade, é uma forma de mascarar a inflação existente, “empurrar com a barriga” algo que vai acontecer certamente.
O post ainda cita alguns exemplos do “jeitinho brasileiro” no cenário fiscal e também para segurar a inflação. Vale a pena ler! Há alguns termos um pouco mais difíceis, mas é possível dar um jeitinho para entender (leia-se consultar no tradutor do google): http://blogs.ft.com/beyond-brics/2013/01/15/brazils-monetary-jeitinho/ # ixzz2IBKF9JA0

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *