Natal – A Festa do Consumo

Já passou o tempo que o Natal era uma festa religiosa. Nos últimos anos, ele se transformou em uma grande festa do consumo. Já nos primeiros dias dezembro, conseguimos sentir a diferença no movimento em lojas e shoppings. No dia 30/11, sexta-feira passada, quando muitos funcionários receberam o 13º salário, as pessoas começaram a invadir o shopping atrás dos presentes.
Todavia, nesse ano, o crescimento de vendas tende a ser um pouco menor em relação aos últimos anos. Nos anos anteriores, tivemos a ascensão da classe C no Brasil, o aumento do poder aquisitivo nessa parte da população. Houve uma explosão no consumo e muitas famílias acabaram se endividando. Sendo assim, nesse natal muitas devem aproveitar o 13º salário para quitar em vez de efetuar novas compras. De acordo com o IBGE, as vendas no varejo devem crescer em torno de 4%, perante 6% em 2011 e 10% em 2009.
Em paralelo, ocorre um aumento nas contratações temporárias. Nesse final de ano, a estimativa é de 155 mil novas vagas, um aumento de 5% em relação a 2011. Um número bem parecido e proporcional ao aumento de vendas no período. E muitas desses novos contratados acabam gastando uma parte desse valor em presentes.
Já que á última vez que eu escrevo nesse ano, deixo os meus votos de Feliz Natal a todos e uma dose extra de paciência para enfrentar shoppings lotados.

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *