Por que empresas e times caem?

Faz algum tempo que compreendi o que faz com que instituições estáveis simplesmente caiam de desempenho e, consequentemente, piorem seus resultados: a soberba.

Vale dizer que se achar indestrutível e imbatível nem sempre é uma reação pensada, isto é, se não estivermos atentos ao risco, fatalmente cairemos nessa emboscada sem ao menos perceber.

Sou gremista e vi meu time quase ser rebaixado num ano e ser rebaixado no seguinte. Anos antes, ele era um supertime brasileiro! Agora, o Inter Campeão de Tudo vai pelo mesmo caminho porque ignorou sinais, acreditou que “time grande” de fato não caía e aí, meus caros, quando estamos desatentos em momentos importantes já não dá mais tempo!

desempenho-por-que-empresas-e-times-caem

Só para ilustrar: o Colorado está no quarto treinador. O multicampeão Fernando Carvalho foi chamado para resolver tudo, mas, como disse, quando passa da hora ninguém faz mágica!

Mesmo com toda a competência do planeta, perdemos as referências e as convicções, desacreditamos no time e até na gente mesmo.

Aquele papo de que em time que está ganhando não se mexe é a maior baboseira. É quando estamos por cima que temos a concentração necessária para todas as curvas e desvios que virão!

E, dentro das nossas empresas, quanta soberba ainda vemos por aí? O mercado está cheio de empresas melhores que as nossas. Está cheio de profissionais absurdamente melhores e com melhor desempenho do que cada um de nós. Se ficarmos presos aos nossos critérios de qualidade, a soberba vai nos derrubar, infinitamente.

Estejamos sempre de coração aberto e atrás (mesmo) do que sonhamos e merecemos!

Ramiro Guerra Martini
Presidente do Grupo Cinco TI

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *