Qual é o propósito das empresas?

Em pesquisa recente divulgada pelo IBGE, foi apresentado que em 2014, pela primeira vez em muitos anos, fecharam mais empresas do que foram abertas no Brasil (944 mil CNPJ fechados para 726 mil abertos). A expectativa é que os números sigam ruins quando saírem os resultados de 2015 e 2016. Mas qual é o propósito das empresas o que leva tantas a abrirem e fecharem todos os anos?

Sim, a crise é uma das grandes responsáveis. Mas o sucesso de uma empresa está também vinculado a forma como ela se apresenta ao mercado, em diversos aspectos e, principalmente, a forma como ela atende e se relaciona com os seus clientes. Ontem, dia 15 de setembro, foi o dia dele – o principal responsável pela nossa existência e de todas as empresas espalhadas pelo país. Boa época para refletirmos sobre o assunto.

Que o cliente é fundamental para qualquer empresa, todos sabemos. Porém, com o mundo todo interligado, apenas tratar bem e fazer a venda corretamente não são vantagens competitivas. São obrigações. Não podemos pensar apenas em “fechar a venda” ou ser um “tirador de pedido” e, sim, em iniciar um relacionamento com o cliente e conseguir identificar as reais necessidades dele.

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O mundo atual também trouxe uma individualidade maior. As redes sociais, apesar de aproximarem, muitas vezes também isolam as pessoas. Por isso, todos se sentem cada vez mais sozinhos. Os clientes precisam de carinho e atenção, precisam se sentir parte de algo, e as empresas precisam entrar nesse jogo.

Por tudo isso, precisamos repensar o propósito das empresas. O essencial precisa ser agregar valor ao cliente, entregando produtos com qualidade e um preço correto. As empresas precisam entender que, criando esse real valor ao cliente, os lucros virão naturalmente.

Seguindo nesse caminho, muitas empresas estão usando a “Sistema de Gestão Lean”, que seria colocar o cliente sempre em primeiro lugar. Nesse modelo, tudo é pensado com esse propósito e o que não agrega valor é desperdício e precisa ser eliminado.

São atitudes assim que vão garantir a existências das empresas nesses anos difíceis e por todos os outros que virão.

Fernanda Ferreira
Diretora de Marketing e Compras da Cinco TI

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