Redução de Custos

Hoje vou falar um pouco sobre um assunto que sempre surge quando o mercado ou uma empresa específica passa por algum tipo de crise. Esse é o primeiro erro, redução de custos deve estar presente constantemente na gestão empresarial Quando se fala em redução de custos, principalmente em momentos de crise, a primeira ação a tomada pelas organizações é a demissão dos colaboradores. Segundo erro, na maioria dos casos em que a empresa corta funcionários, a qualidade do atendimento cai e, consequentemente, a satisfação do cliente reduz drasticamente.

Na verdade, a percepção sobre a redução de custos deve ser ampliada e revista seguidamente pela empresa. A empreitada de reduzir custos não é nada simples, mas precisa ser implementada. No entanto é preciso ter muito cuidado nesse processo, algumas vezes, a decisão tomada em uma redução de custos não resolve o problema, apenas o camufla. Mais cedo ou mais tarde, esses problemas aparecem em proporções maiores e em algumas vezes de forma irreversível.

Sempre que a redução de custos for inevitável, as organizações devem buscar alternativas que não as demissões ou cortes de serviços estratégicos para o andamento da empresa. Reduzir custo em proporção maior que o necessário pode afetar negativamente o seu desempenho no mercado. O grande segredo é compreender que ações para reduzir custos nem sempre é uma necessidade de sobrevivência, ela pode ser encarada como mais uma ação para aumentar a lucratividade da empresa e tornar a empresa mais competitiva no mercado, como ações de marketing por exemplo. Se essa cultura for criada e dissipada dentro da empresa, o caminho do sucesso profissional pegará um bom atalho.

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *