Saúde X Educação

Vi esta semana uma reportagem que informou sobre os investimentos do governo em saúde e educação. O governo realmente consegue manipular o povo, enganando que a saúde é mais importante do que a educação.

Se o povo tiver uma boa educação, saberão se cuidar mais, serão mais responsáveis. Infelizmente isso não é um bom negócio para o governo, se melhorar a educação, como irão enganar o povo com falsas promessas?

Abaixo segue uma tabela da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o percentual gasto em educação e a posição no PISA (um programa de avaliação da qualidade da educação da mesma organização):

Quem investe mais, está na frente do Brasil, com exceção da Argentina. Porém, a maioria que investe menos que o Brasil, estão bem a frente.

Neste ano, a organização lançou um relatório sobre os gastos em educação de várias nações. Investir um décimo de toda a riqueza produzida no país deixaria o Brasil em primeiro lugar no ranking, acima da Islândia, que investe assombrosos 7,8% do PIB em educação hoje.

Consequentemente, investir mais na educação, reduziria o valor gasto na saúde por não haver necessidade.

Por exemplo, Brasil gasta mais de 20 bilhões de reais para tratar doenças relacionadas ao tabaco. A criança e o jovem, tendo uma educação excelente, não será preciso gastar esses 20 bilhoes de reais para tratar doenças do tabagismo.

Quase metade dos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com vítimas de acidentes de trânsito no Brasil foi destinada ao atendimento de motociclistas em 2011. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, foram investidos 48,07% de aproximadamente R$ 200,3 milhões, mas ninguém vê esse benefício.

O Brasil deve rever seus gastos desnecessários na saúde e investir mais em educação, para assim poder economizar e investir em outros problemas.

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *