SSD pode ser a solução

Será que a globalização afeta tanto nossa vida? Este movimento iniciado no anos 80, que  Michalet (2003, p.15) define como “caracterizada por sua multidimensionalidade, que se refere, evidentemente, à dimensão das trocas de bens e serviços, mas também, à mobilidade da produção de bens e serviços e à circulação dos capitais financeiros” pode mudar nosso mercado e nossas vidas.

Recentemente todos fomos bombardeados com a informação de uma terrível enchente que devastou a Tailândia, pais asiático perto da China (para ser bem superficial), e que pode afetar a vida de todos nós no ano de 2012.

 

 

“Mas Beto, porque diabos uma enchente na Tailândia pode afetar minha pequena forma de viver? Não me preocupo nem quando no Dilúvio (Riacho poluído que corta Porto Alegre) tinha gente surfando. Vou me preocupar com os olhos puxados do outro lado do mundo?”

 

 

Além de matar centenas de pessoas e deixar outras tantas desabrigadas (o que já é motivo para preocupação global), o país asiático é responsável pela produção de 45% de todo Disco Rígido (HD) do planeta. Fazendo um cálculo de “padaria” chego à conclusão que um HD custa em torno de 14.5% do valor de um PC doméstico, logo com o aumento estimado de 30% no valor dos hds, devemos ter um aumento no PC de 3.5% (ou seja, um HD vai custar 18% do valor do PC).

Ah, isso não é nada. Mas se compararmos a Storages que utilizam muitos discos e em alguns casos os valores deles chega a 60 ou 70% do valor final? Este sim é um aumento substancial.

Conversando com um amigo que trabalha num dos maiores players de NAS (Network Attached Storage) do mercado, ele demostrou toda sua preocupação com os valores que seus equipamentos podem chegar (comentou em 25% de aumento). Logo viveremos uma era de aumento de preços que poderá afetar todo mercado mundial.

No Brasil ainda não sentimos este aumento porque algumas empresas como Samsung/Seagate e Western Digital tem produção local de HDs. O varejo e integradores estão com os estoques abarrotados de unidades de disco rígido. Mas e quando este estoque acabar? Quem vai pagar mais pelas peças? Prepare o seu bolso ou migre para soluções de SSD (Solid-State Drive) o novo “queridinho” do mercado.

Como bons vislumbradores de mercado, na semana que vem teremos uma newsletter focada em Unidade de Estado Sólido, esperem e surpreendam-se.

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *