UMA IDEIA QUE TRANSFORMOU O MUNDO

Recebemos diariamente por e-mail o Clipping de Sergio Stock, ele publica artigos de vários veículos de comunicação relacionados a TI, Seguros e Turismo.

Foi no Clipping do dia 19 de setembro que li um artigo que saiu no Jornal Zero Hora que achei muito intessante – o centenário de ALAN TURING considerado por muitos o pai da computação.

Segue o texto:
No começo, era uma teoria: uma máquina que só existia no papel. Antes de ter sido criada qualquer tecnologia que tornasse viável o computador, Alan Turing provou que seria possível. O inglês, considerado por muitos o pai do computador, tem seu centenário comemorado este ano. Eventos ao redor do mundo celebram a memória do matemático. – Acho que Turing poderia ser considerado o Newton da nossa época. É comparável a Einstein e Freud – diz Marcelo Walter, doutor em Ciência da Computação e professor da UFRGS, um dos organizadores das atividades comemorativas na universidade. Depois de fazer doutorado nos Estados Unidos, Turing voltou à Inglaterra. Durante a II Guerra Mundial, trabalhou em Bletchley Park, nos esforços de inteligência britânicos para decifrar mensagens dos inimigos. Se o primeiro computador foi construído na Grã-Bretanha ou nos EUA é assunto controverso, mas há provas de que o matemático contribuiu nos dois projetos. Seu trabalho em inteligência artificial também é reconhecido. Mesmo tendo sua contribuição celebrada durante a guerra, foi condenado a injerir hormônios femininos – uma espécie de castração química – por ser homossexual. Sua morte é cercada de mistérios, mas acredita-se que tenha cometido suicídio. – Sem exagerar, a gente pode dizer que deve o computador a ele. Talvez tivesse produzido mais, se não tivesse vivido somente 41 anos – avalia Edward Hermann Haeusle, professor de lógica e teoria da computação da PUC-Rio.

O Colossus, uma das máquinas criadas para decifrar códigos durante a II Guerra Mundial, é o primeiro computador digital programável do mundo. Ele foi desenvolvido e usado em Bletchley Park

Alan Turing: Legados para a Computação e para a Humanidade
Quando: 10/10/12 a 22/03/13 – de segunda a sexta, das 9h às 18h
Local: Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277, Porto Alegre)

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *