Veteranos e a tecnologia.

Observando o comportamento de pessoas com uma idade mais avançada perante a tecnologia de ponta que hoje temos à disposição, me fiz uma pergunta: estamos vivendo uma nova era de inclusão digital?

A era da inclusão digital, iniciada nos anos 80 e 90 (capitaneada pelo saudoso Steve Jobs), trouxe o computador para fora das grandes corporações e para dentro dos lares. Muitos haviam entendido que este seria o grande BUM de mercado da informática no mundo moderno.

O avanço dos Smartphones (http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/11/08/venda-de-smartphones-cresce-90-no-terceiro-trimestre-de-2010/) e dos Tablets vem mostrando que estamos atravessando outro divisor de águas. Impressionante o aumento deles nas ruas. Lembro-me que há 5 anos poucas pessoas tinham o privilégio de ter a informação online, em qualquer lugar e qualquer hora. Hoje,  já passamos por outra realidade. Eu por exemplo, fico incomodado quando o sinal da internet está fora ou estou num lugar onde não pega. O que há 5 anos não estaria nem aí. A pergunta é: é vital ou funcional?

Mas volto ao assunto do título deste post. Durante o final de semana,  fiquei observando minha tia de 70 anos tentar mexer num celular (não smartphone) e fiquei pensando o porquê dela não conseguir entender o funcionamento do aparelho. Após alguns minutos de reflexão, cheguei à conclusão que realmente seria complicado para ela, afinal em sua infância, obviamente, não existia algo compatível com a tecnologia aplicada naquele, para o mundo moderno, simples aparelho.Devidamente ajudada e ensinada, espero que ela tenha êxito fuçando no bendito celular e, consiga enviar seus torpedos, fazer ligações e se tudo der certo, tirar algumas fotos.

A conclusão que chego é que estamos vivendo uma nova era, onde os computadores estão na palma da sua mão e a mobilidade faz parte do nosso dia-a-dia. Espero ajudar mais vezes minha querida Tia, assim teremos novas tecnologias disponíveis e cada vez mais produtos a serem comercializados. Salve Steve Jobs, espero que os boatos sobre os 20 anos de projetos da Apple sejam verdadeiros.

 

 

O Fala, Cinco! é mais uma ação da 5TI com o objetivo de estreitar a relação com os nossos clientes, além de transmitir o nosso espírito empreendedor e experiências de mercado. Seja bem-vindo!

Conheça mais sobre a Cinco TI!

Tópicos recentes

Arquivos

avatar Written by:

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *